quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Caso Rúben Amorim e um aspecto negligenciado pela esfera benfiquista

Tenho deambulado pelos blogues do SLB e reparo num detalhe: a malta divide-se entre a responsabilização do atleta e inépcia do clube em gerir assuntos delicados como estes (associando logo Perez e Capdevilla). Bom, cada é caso é um caso, sendo que são muitos dentro da nossa casa. Assim, apraz-me acrescentar só mais um último insight sobre o caso Rúben Amorim e dou-o por encerrado nesta casa.
Independentemente de tudo, o nº5 tem pendente um processo disciplinar. Ora um processo disciplinar não equivale a pena! Nem equivale a um castigo sanguinário, como muitos pedem. Equivale à averiguação de responsabilidades e sobretudo do grau de culpabilidade. Isto faz toda a diferença e antes que crucifiquemos o atleta em praça pública ou chamemos LFV, JJ e Cia Ltd de incompetentes, aguardemos pelo desenrolar do caso. E da "instrução" do processo. Este é um aspecto "esquecido" por muitos e que faz a diferença. Toda!
A esfera dividiu-se logo. E muitos "apanharam boleia" para exprimirem posições: uns, contra a direcção e/ou técnico, outros anti-jogador. Ora, tratando-se de um atleta e responsáveis encarnados, todos são inocentes, até prova em contrário. O que há a reflectir aqui são outros pontos (o mesmo passando-se com o caso Perez): como é que este caso chega aos jornais? Algo do foro do balneário, não pode vir assim estampado na CS. Com tantas pessoas a gravitar em redor do futebol profissional, a hierarquia da expressão de descontentamento tem de funcionar! Se não funciona, porquê? Ao presidente cabe perceber que relação o funcionário JJ mantém com os seus subordinados. E ao presidente (ou alguém da estrutura) cabe ainda perceber qual o carácter dos seus homens, bem como que relações esses homens desenvolvem fora do balneário (nomeadamente Jorge Mendes). E se essas relações são ou não prejudiciais ao Sport Lisboa e Benfica!
A finalizar, parece-me algo inócuo e prejudicial o extremar de posições nos adeptos. Uns, querem logo punir o jogador ("esquecendo-se" dos casos com Luisão e Cardozo), outros exigem a cabeça da direcção e do treinador. A mim, parece-me mais importante reflectir nos pontos acima referidos! Até porque, pelos antecedentes de todos, ninguém está 100% inocente. Por isso, produza-se prova e faça-se a devida reflexão. 
E vocês? Concordam com a reflexão a fazer ou optam por uma das posições acima descritas?
PS:
1- Joaquim Evangelista deveria ser chamado à sede patronal Sport Lisboa e Benfica para explicar a constante prontidão em assistir jogadores do nosso clube.
2- A CS deveria ser também questionada sobre outros casos similares e em que ponto estão, nomeadamente Luís Aguiar e Cristian Rodriguez, chegando este ao ponto de estar nas cogitações do Inter. Só se for do Inter de Porto Alegre...  

3 comentários:

  1. Caro companheiro, antes e mais, em resposta ao teu pedido, a Catedral do Desporto junta-se comm imenso prazer a este espaço, o qual seguirá com assiduidade.
    Quanto ao assunto e porque certamente já leu o que escrevi, apesar da minha revolta com a atitude dos jogadores Ruben e Enzo, concordo com a ideia aqui presente e julgo que a direcção do Benfica está a agir bem e em conformidade, não só com aquilo que será o regulamento interno, como com aquilo que a lei prevê.
    O que desejo é que isto não venha a ter repercussões nefastas no grupo de trabalho, porque o calendário da 2ª volta do Benfica, é em teoria, muito favorável a uma campanha que nos leva ao êxito, no fundo aquilo que todos nós benfiquistas desejamos.
    Um abraço e parabéns por este blogue.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    Vou dar a minha opinião e responder ao 2º ponto com uma questão...

    Em vez de porque razão a notícia surgiu, vamos antes colocar a questão assim: Porque razão soubemos dos casos disciplinares, principalmente o do Ruben duas semanas depois, nomeadamente no dia em que iniciaram os trabalhos e, aparentemente ele tinha que treinar?

    É que não treinando, alguma justificação tinha que ser dada e, parece-me, não é muito crível, plausível e correcto, que se inventasse qualquer outra coisa senão um processo...

    Com isto refiro que a estrutura fez o que tinha a fazer e não omitiu nada do que se passa, até porque não tem que omitir. Há um caso disciplinar, a ser tratado internamente (ainda ninguém do Benfica avançou nada) e, no fim, se verá o resultado.

    Tudo o resto é conversa de jornal que o pessoal da blogosfera tanto gosta de criticar mas segue que nem carneiritos...

    Eu cá prefiro, como dizes, esperar...É um processo, ainda não tem nota de culpa. Logo se vê...

    Abraço e Boas Festas!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia companheiro.

    Linkei logo ontem.

    Abraço

    ResponderEliminar