sábado, 31 de dezembro de 2011

Reforços para 2012 ou como LFV deve cumprir a sua palavra

O Sport Lisboa e Benfica, neste momento, possui um quadro de futebolistas profissionais na casa dos 60 jogadores. Um exagero! E a prova de como o clube viveu, nos últimos anos uma política desregrada de contratações. Exemplo perfeito: em Janeiro de 2010 contratámos Éder Luiz, Airton e Alan Kardec. Em 2010/11, só o ponta de lança se manteve no plantel, como opção ocasional. E como estes, tivemos inúmeros exemplos de más contratações, demonstrando que somos pouco selectivos nos nossos alvos. Bem sei que o FCP, por exemplo, também fez maus negócios. Todavia, com o mal deles posso eu bem. O pior disto tudo é o facto do Benfica, em inúmeras ocasiões como nos brasileiros acima mencionados, emprestar a clubes do país de origem. Um erro gigantesco! Deste modo, os nossos investimentos não se habituam à realidade portuguesa. Ainda pior: tratam-se de jogadores que não querem regressar à Luz, não fazendo o forcing para regressar. O que demonstra pouca selectividade no carácter competitivo dos atletas (Enzo Perez anyone?). Pelo meio, quantos milhões "empatámos" nos brasileiros? Sem retorno... 
Nos últimos anos, o Benfica vendeu David Luiz, Ramires, Simão, Tiago, Di Maria e Fábio Coentrão, realizando assim avultadas somas. Mas em nenhum dos casos se acautelou a tempo devido para os substituir e pelo meio adquiriu inúmeros atletas sem qualidade e capacidade para envergar o "manto". 
LFV tem pautado, de há dois meses para cá, por uma mudança radical de discurso (e é nestas coisas que para mim o presidente perde crédito). Temos de desinvestir. Ora eu quero acreditar que o Benfica finalmente acordou, depois de anos de contratações desregradas, cujo o retorno obtido deve-se maioritariamente a JJ, para a realidade! E quero acreditar que o descontrolo acabou e que agora o clube vai olhar para os seus quadros e vai trabalhar no sentido de rentabilizar os investimentos feitos. 
Por norma, quando se empresta um jogador acompanha-se o seu rendimento. E quando este rendimento corresponde, chama-se o jogador de volta, pois quando o contratámos inicialmente era com ideia deste reforçar o plantel! Mais cedo ou mais tarde! Já iniciámos esse processo, com a chamada de André Almeida. Mas há mais, seja em Janeiro ou em Junho, que estão a mostrar-se e que merecem a chamada. São reforços a custo 0, que têm trabalhado de modo sério e que demonstram qualidade! Mais: a sua chamada é um incentivo para os demais. Quem nos poderia então reforçar já? Melgarejo, Miguel Rosa (e emprestaria David Simão, pois Rosa é um jogador mais maduro e apto a entrar) e Yartey. Isto sim, seria o início do cumprimento da palavra presidencial! Um plantel jovem, com jogadores "feitos na casa". E com o tal custo baixo
Tem havido crispação e "berreiro" no que toca ao aproveitamento das escolas do SLB, com muitos a dizer que ser formado no clube não garante nada e que nada dá direito a um Nelson Oliveira a entrar na equipa! Pois não. Mas o clube tem de trabalhar a formação com competência, cujo objectivo tem de ser apontar à equipa principal, por forma a evitar que se gaste demasiado dinheiro com contratações! Além disto, as contratações feitas a baixo custo também devem ter esse intento: rentabilizar e obter proveito. A nível desportivo e financeiro. Trata-se de fortalecer a estrutura formativa, com o objectivo de fornecer a equipa principal e o da prospecção, para perseguir o mesmo objectivo. Por isso, a bem do clube, espero que as palavras do presidente não sejam de demagogia, mas sim com um propósito.
Que me dizem? Fortalece-se a formação e prospecção ou mantemos o rumo actual?  

2 comentários:

  1. Tudo muito bonito, mas parece-me pouco realista ou trocamos de lugar com o zbording! Bom ano de 2012!!

    ResponderEliminar
  2. Bem analisado!
    Creio que a médio prazo a formação ainda nos vai dar craques para a equipa principal.

    Bom ano de 2012.

    ResponderEliminar