segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Saviola: normal, porém discutível.

O Benfica anuncia hoje a renovação com Saviola até 2013. Será certamente o ano do "canto do cisne" de um dos mais talentosos futebolistas que a Europa importou das "pampas". No seu 1º ano na Luz foi, sem dúvida, uma das traves-mestras do título, contribuíndo com golos e sobretudo magia. Acrescentou experiência, inteligência e capacidade técnica ao nosso futebol. No ano passado não foi tão influente, muito por força do pouco rendimento colectivo da equipa.
Na temporada que agora corre, Saviola tem-se visto num plano secundário devido a três factores: Cardozo continua intocável para JJ; o adiantamento de Pablo Aimar e a explosão de Rodrigo. Assim, o 30 tem aparecido esporadicamente no 11 e na equipa e com um rendimento inconstante, por vezes roçando o disciplente e outras o brilhante (Paços de Ferreira). Por tudo isto, colocou-se em dúvida a renovação com o "Coelho". E as dúvidas eram legítimas. O alto ordenado que aufere, aliado à inconstância do seu rendimento, a escassa utilização, o emergir de outros talentos (Rodrigo e Nelson Oliveira) e ainda a presença de um promissor futebolista no plantel como é o caso de Mora. No entanto, Saviola é um dos mais inteligentes futebolistas da nossa Liga e um dos mais concretizadores. Tem já vários anos de futebol europeu e é aquele tipo de jogador que pode resolver ou desbloquear o mais difícil dos jogos.
Como vimos, tudo argumentos válidos para qualquer das duas opções na mesa. Creio que o desempate de tão complicada decisão está na mão de JJ e o papel que este reserva para o 30 até Junho de 2013 no âmbito competitivo. Se Saviola se manter com o actual protagonismo, não me parece a melhor escolha. Seria preferível termos Rodrigo, Nelson Oliveira e Mora a "beber" da experiência do argentino e no fim da época receberem o testemunho. Por outro lado, a aposta pode ser na mesma experiência do argentino, deixando os jovens do plantel a amadurecer mais um pouco, dando ao "Coelho" mais tempo, sabendo ainda que Aimar tem já 32 anos, aproveitando a presença de ambos no plantel para usar de toda a sua qualidade, na mesma posição, sem fustigá-los fisicamente.
O SLB, ao renovar com este atleta, tem de ponderar bem os prós e contras e tem de fazê-lo consciente do que representa esta aposta (de novo relembro o salário em tempo de contenção) e não o pode fazer só "porque sim". Até porque temos no plantel miúdos promissores que não podem/não devem ficar muito mais tempo na sombra...
E vocês? Renovariam com Saviola? Apostariam na experiência ou na irreverência para 2012/13?

1 comentário:

  1. Se Saviola se manter com o actual protagonismo?
    Queria dizer "se mantiver", não?

    ResponderEliminar