segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Balanço de uma óptima 1ª volta

Ao fim de 15 jogos para a Liga, a 1ª volta terminou. Com um balanço amplamente positivo diga-se. Acabámos esta fase com 12 vitórias e 3 empates. E honestamente, para ser perfeito, bastava não termos empatado em Barcelos, pois os outros dois foram perfeitamente aceitáveis, sendo que um foi em Braga, o outro no Porto. 
Outro ponto a realçar é o facto de chegarmos a esta fase com dois pontos de avanço, depois de já termos defrontado, fora, o Nacional, o Porto, o Braga e o Marítimo. Do mesmo o FCP não se pode gabar, pois tem de nos visitar e tem que jogar fora contra os adversários supracitados. Algo que nos favorece claramente, pois nós somos temos de visitar Guimarães e Alvalade, no âmbito das deslocações difíceis. Acho que este é o principal factor de motivação para a 2ª volta: um calendário muito mais desanuviado em relação ao FCP. 
De seguida: as contratações, a grande maioria, foram mesmo reforços. Artur, Garay, Witsel, Nolito e Bruno César confirmam-se como jogadores de enorme categoria e acrescentam qualidade ao 11. Destes, sublinho Nolito, o meu jogador favorito do actual Benfica. Rápido, objectivo, incisivo e batalhador, dá tudo o que tem e... marca golos. Para mim, imprescindível. Por outro lado, pela "menos positiva", destacaria Emerson, claramente o elo mais fraco da equipa, não dando, a meu ver garantias completas, já que é um jogador mediano. E também mencione-se Capdevilla: ou o espanhol é mesmo muito fraco ou JJ tem ali uma teima desnecessária.
Temos o melhor marcador, Cardozo, em alta de forma. Ter o líder dos goleadores é um tónico forte e instila receio nos adversários. Aliás, muito já se disse sobre o 7. E por vezes leva-nos ao extremo da impaciência, porém a estatística dá-lhe razão e os seus golos são incontornáveis, caminhando a passos largos para o Top10 de sempre do clube. E sem dúvida, se formos campeões dever-se-á, em boa parte, a ele. 
A nível defensivo, melhorámos substancialmente. Durante o 1º terço da Liga as coisas não estavam a correr de feição, com alguma lentidão de processos, eventualmente pouco entrosamento, com 2 defesas e guarda redes novos. Agora, melhorámos substancialmente o registo, sobretudo devido à afinação da dupla Luisão/Garay. E que bom central é o argentino!
Em relação a insuficiências, creio que importa corrigir a falta de um lateral direito que faça descansar Maxi quando necessário. Wass? Que tem feito uma temporada positiva no Evian? Falta Enzo parar com a parvoíce ou alguém para o lugar dele. E quanto a mim, falta um substituto de Javi. Matic não o é, pois é um jogador diferente, que revela falhas de marcação sobretudo na cabeça da área. Airton seria esse jogador.
Quanto ao mais, o 1º lugar é sobejamente merecido, pois somos a equipa mais e melhor joga! Mérito total a JJ que, apesar de ter alguns defeitos indesejáveis, sabe armar bem a equipa, principalmente no processo ofensivo, entregando o sector recuado à experiência e qualidade de Luisão e Javi Garcia. Neste tipo de 11, com tracção à frente, o nosso treinador tem ainda o mérito de ter percebido que lhe faltava alguém para jogar com Javi, nomeadamente Witsel. E esta é a grande diferença em relação ao permissivo Benfica do ano passado!
E vocês? Que me dizem?

3 comentários:

  1. De facto, devemos considerar de muito boa a campanha até ao momento, concordo inclusive contigo em relação ao facto de se estar na liderança após um calendário bem mais terrível que o dos nossos rivais, mas devemos continuar realistas, entusiasmados sim, mas com os pés assentes, sabendo que há ainda muitas batalhas.
    Julgo que a chave da liga pode estar nas saídas seguidas a Guimarães e Coimbra antes de receber o Porto, se o Benfica continuar líder findo esse ciclo tem tudo para ser campeão,

    ResponderEliminar
  2. Desta vez não digo nada porque tu, e bem, já o disseste meu Querido Grande Lider Qui-GonJinn !! Não custa nada... boa e acertada prosa.

    ResponderEliminar
  3. para substituir o Javi já me tinha lembrado do Ayrton,para mim melhor que o Matic. não percebi porque foi emprestado.

    ResponderEliminar