quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

No caos, uma oportunidade.

Não adianta mais procurarmos culpados para os casos Rúben Amorim e Enzo Perez. Sem dúvida nenhuma que o Benfica vem primeiro. E nem podemos permitir que casos destes se repitam. Como tal, no caos há uma oportunidade. Sendo aqui o caos a situação desagradável que ambos jogadores colocaram à sua entidade patronal, a oportunidade que o clube tem é tratar do assunto de modo exemplar. E isso não passa necessariamente por pura e simplesmente castigar os jogadores com multas e suspensões. 
Rúben Amorim e Enzo Perez são preciosos activos do clube. E o Benfica já investiu muito dinheiro em ambos. E ainda há que relembrar as "birras" de Cardozo e Luisão, em que o clube não foi tão exemplar como agora se exige. E para mim, Cardozo deve ter o mesmo tratamento disciplinar que Perez. Aliás, eu digo que todos são iguais! Seja Cardozo ou Mika. Outro dado a ter em linha de conta: temos de colocar Amorim e Perez em patamares diferentes, no que toca ao desrespeito perante o clube. O argentino, pelo seu comportamento, tem desafiado publicamente (media, opinião pública e adeptos) o clube. E o Estudiantes, ao não se demarcar de tudo, alinha no filme. Amorim desafiou o treinador, superior directo. Ora bem, Perez, pelo acto que cometeu, tem de se apresentar de imediato em Lisboa e o Estudiantes tem de apresentar uma proposta, sob pena de sofrer queixa na FIFA. Essa proposta deveria ser igual ao valor pago pelo SLB + os ordenados que pagou até Dezembro ao ala. Fora isso, o jogador regressa a Lisboa e assume publicamente o que fez, mostrando-se arrependido do que fez, predispondo-se a sofrer as eventuais consequências. 
Amorim, independentemente de JJ ter as suas birras, deve pagar com "o corpo". Deve sentar-se o com treinador, apresentar razões do seu descontentamento, tudo isto perante o presidente. De seguida, o treinador deve, perante LFV; assumir o castigo a dar ao seu pupilo. Deve ficar afastado dos treinos durante uns tempos e retratar-se perante os companheiros. Ah, ambos devem prestar "serviço comunitário benfiquista", por forma a, juntamente com o afinco nos treinos, ganharem o respeito dos adeptos novamente.
Perante isto, não digo que isto seria a solução ideal, mas o subjacente à redenção dos jogadores e recuperação do investimento deve estar sempre presente. No caos, uma oportunidade de abrir um precedente que não cai no risco de ceder à diferença de estatuto dentro do plantel, ao mesmo tempo que se é rígido! Mão de ferro nem sempre é dura!
Outro ponto: há que atentar no carácter de quem negoceia connosco. E devemos também perceber as falhas do nosso próprio clube. Com António Carraça, Manuel Sérgio, Rui Costa e LFV este tipo de coisas não podem acontecer, sobretudo a transpiração de casos disciplinares para o exterior. Para além dos nefastos efeitos laterais, evitávamos o "bate-boca" lateral pela esfera blogger, algo que pode perigar e minar a confiança em quem nos rege!
E vocês, digníssimos, que me dizem?

9 comentários:

  1. Concordo com o exposto no post.
    Cheguei aqui através do teu comentário deixado no meu Blog do Manuel.
    Vou linkar o teu também e se puderes segue o meu também.

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
  2. Está bonita e arejada a tua casa...ó Coreano!!!
    Felicidades.

    ResponderEliminar
  3. O JJ não é o patrão do Benfica. É também ele um mero trabalhador, ainda que con funções de "chefia". E nessa qualidade, também tem contas a prestar perante o Clube. É evidente que o JJ menospreza e pretere os jogadores portugueses que fazem parte da equipa, designadamente o M. Vitor, o D. Simão e o R. Amorim, em relação aos estrangeiros. Deve ser chamado a contas por esse facto perante a administração da SAD.

    ResponderEliminar
  4. é evidente que ele escolhe o que acha melhor para a equipa, mas... M. Vitor, o D. Simão e o R. Amorim,etc. são melhores que quem? ou trabalha-se muito mal no Seixal, a todos a níveis, ou não sei explicar! já tiveram oportunidades, poucas diga-se, mas o quê? Nada ou pouco mais.

    ResponderEliminar
  5. Amorim esteve mal, isso é indiscutível. Deve ser castigado pelo que fez, mas...

    estas situações são evitáveis. Decerto que Amorim já tinha falado com Jesus antes de ter "explodido" no balneário. E JJ tem de ser compreensivo. Trata-se de um balanço natural entre o poder do treinador e as ambições dos jogadores. JJ podia ter evitado esta situação de modo muito simples. Não quis.

    ResponderEliminar
  6. Não quis como? Chega de mimos pro miudo que já é graudo na hora de receber, ou trocas o dele pelo teu? ele é um merda apoido por muitos que o conveceram que é a ultima estrela saida da formação... do belenenses! apenas mostrou qual é a sua massa, massa no banco e pouca na cabeça diga-se! Vai para onde? Tem mais vizibilidade entrando aos poucos no SLB que titular em muitos clubes de outros paises!

    ResponderEliminar
  7. Apesar de concordar com muito do que escreveste acho que temos que ter cuidado com o que a comunicação social nos transmite. Vamos ter calma e esperar que tudo se resolva. Vou adicionar-te à blogroll do meu blog. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. PR,
    Parto do princípio que o processo disciplinar serve para apurar responsbilidades e o grau de culpabilidade do atleta. Isto é um pormenor que faz toda a diferença!

    ResponderEliminar
  9. Bem vindo à Gloriosasfera.

    já te sigo e vou linkar-te.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar