segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

As palavras de Pelé ou as coisas que os envelopes e a fruta não compram

Antes de mais, diga-se: nunca fui grande fã de Pelé, na sua vertente de "senador" do futebol mundial, a par de Maradona, Cruyff ou Di Stefano. O brasileiro por norma prima pela arrogância e pela "menorização" de feitos alheios! Porém, desta feita as palavras proferidas tocam ao SLB e enchem-nos a alma! 
"A vitória do Barcelona sobre o Santos, na final do Mundial de Clubes, não me surpreendeu. Tenho acompanhado a equipa nos últimos tempos. É como o Santos do meu tempo, ou o Benfica, o Ajax, o Milan e o Real Madrid, nos seus anos dourados. Equipas que foram a referência na sua época." Ou seja, o Benfica é, por direito próprio, uma referência. Isto poderia levar a uma discussão mais profunda, sobre se o SLB ainda é ou não uma referência ou se está a trabalhar para regressar a esse tempo. Mas acima dessa discussão há outra coisa que é certa: fruta e envelopes não compram prestígio! E de certo que daqui a muitos anos este clube andrade não será uma referência para ninguém! Pois lá fora já se conhece bem o que é o futebol português. E se mesmo hoje aqueles que estão mais atentos ao fenómeno do desporto-rei não dão loas a esse clube, não será no futuro que o farão!
Quanto a nós, uma coisa é certa: o nosso lugar no panteão dos maiores já está garantido. E isso não se mede só pelos troféus.

Sem comentários:

Enviar um comentário